Conheça os copos adequados para cada tipo de cerveja

Copos adequados para cada tipo de cerveja

Você sabia que existem copos adequados para cada tipo de cerveja que podem impactar de forma significativa na sua experiência com a bebida? Cada modelo influencia de diferentes maneiras na apresentação da cerveja, na formação da espuma e até na liberação do aroma. Conheça os principais e saiba como tirar o melhor proveito de cada um nas suas próximas degustações!

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja:

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Pilsner

Pilsner

É o copo ideal para cervejas do tipo Pilsen, já que facilita a formação do creme e leva o aroma do lúpulo diretamente para o nariz. Pode ser confundido aqui no Brasil com o copo perfeito para cervejas do tipo Lager, mas sua boca é um pouco mais larga.

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Lager

Lager

Popularmente conhecido em nosso país como tulipa, esse copo é o mais utilizado por bares e restaurantes para servir chope. Também contribui para a formação do creme – por isso, é uma boa opção para cervejas dos tipos Pilsen e American Lager.

 

 

 

 Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Calderata

Caldereta

Outro copo bem fácil de encontrar nas choperias brasileiras. É uma boa opção para quem não pode ter muitos tipos de copos em casa por sua versatilidade. Pode ser empregado na hora de servir Lagers, IPAs, Stouts, English Ales e American Ales.

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Pint

Pint

Os copos típicos dos pubs ingleses e irlandeses são famosos por comportar grandes quantidades de cerveja. Combinam com os estilos típicos das ilhas britânicas, como Bitter e Stout. Não dá para imaginar a Guinness sendo servida em outro tipo de copo, certo?

 

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Weizen

Weizen

Como o próprio nome sugere, é o copo perfeito para cervejas do tipo Weiss. Também é um copo particularmente alto, de modo a acomodar todo o conteúdo de garrafas de 500 ml. Sua boca é maior do que sua base, o que permite uma maior projeção de aromas.

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Tulipa

Tulipa

Não deve ser confundido com os copos que são conhecidos no Brasil como tulipa. Parece com uma taça de conhaque por ser baixo e arredondado. Projetado para capturar aromas e comportar espuma, é ideal para as Strong Ales produzidas na Bélgica.

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Caneca

Caneca

Utilizado para servir chopes e cervejas sob pressão, é um copo mais robusto porque tende a suportar grandes quantidades de bebida. Perfeito para cervejas vendidas em eventos como a Oktoberfest, pode ser encontrado em versões de cerâmica e metal. Para degustações, prefira exemplares de vidro.

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Cilíndrico

Cilíndrico

Ao contrário das canecas, é um copo que costuma ser produzido com materiais bastante delicados. A simetria entre a boca e a base contribui para a formação da espuma. Costuma ser usado para Kölschs, Altbiers e algumas Fruit Beers.

 

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - Copo Americano

Americano

Outro copo bastante popular nos botecos e nas casas do Brasil! Extremamente versátil, costuma ser utilizado para servir diversos tipos de bebidas – da água até o café. Mas quando o assunto é cerveja, a American Lager é a que mais combina com ele.

 

 

 

Copos adequados para cada tipo de cerveja - TaçaTaça

Cada mais presentes nas lojas e nas casas dos brasileiros, esses copos não estão particularmente ligados a nenhum estilo de cerveja. No entanto, representam uma boa opção por sua elegância e ergonomia. Dê preferência aos mais altos e largos.

 

 

 

 

Agora que você já sabe quais são os copos adequados para os diferentes tipos de cerveja, descubra onde comprar a sua Wieninger favorita!

 

Baixe o E-book - A Escola Cervejeira Alemã

1 Comentário

  • renata disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada um beijinhu 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *